domingo, 5 de outubro de 2008

O que fazer com as folhas que caem no meu quintal


Quem tem quintal grande e com árvores, tem um “problema” com a sujeira que as folhas caídas fazem no quintal. Tem gente que varre e joga no lixo, outros botam fogo e outros encontraram a solução ideal para este lixo valioso, a compostagem.
Primeiro precisamos entender porque as árvores soltam as folhas, principalmente em épocas secas. É porque é através das folhas que as árvores transpiram, e se o clima já esta seco, quanto menos perder água melhor. Além do mais, quanto mais folha no solo mais tempo úmido ele fica e mais protegido da erosão e rico ele fica. A natureza realmente é perfeita.
As folhas possuem vitaminas para nossas plantas que não encontramos nas famosas fórmulas de NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio), são os micronutrientes tão importantes quantos os componentes do NPK.
Eu resolvi meu “problema” construindo um quadrado no fundo do quintal de 1m de largura x 1m de profundidade x 1m de altura, o coloquei em local sombreado e lá vou jogando as folhas que antes era lixo e agora, depois de decomposta, se transforma em terra vegetal rica em nutrientes para ser utilizada em hortas e jardins. Procure saber mais em matérias na Internet sobre “ terra vegetal”, “adubo orgânico”, “compostagem” e “terra viva”.
Saiba mais:

2 comentários:

Unknown disse...

Moreno, parabens pelo blog maravilhoso. Me fez voltar a minha infancia, onde o papai fazia exatamente isso:recolher para reutilizar, para que as plantas renascessem...e florescessem, alem disso, ele queimava todo o lixo e colocava junto. Vou indicar seu blog para muitos amigos. Um grande abraco.

Unknown disse...

Realmente, estou com muitas folhas acumuladas.o que faço?